Friday, July 31, 2009

Reiki

Rei significa Universal e refere-se ao aspecto espiritual, à essência energética que permeia todas as coisas e circunda tudo o que existe.

Ki é a energia vital individual, que flúi em todos os organismos vivos e os mantém. Quando a energia Ki, sai de um corpo, este deixa de ter vida.

A energia Reiki é um processo de encontro destas duas energias. A energia primordial Universal e a nossa energia vital física.

Esta força energética alimenta os nossos órgãos e células, regulando ainda as funções vitais. Quando existem bloqueios a circulação desta energia é interrompida. Estes bloqueios acontecem muitas vezes por excessos físicos, emocionais e mentais causando assim uma disfunção nos órgãos e tecidos do corpo causando doenças e mau funcionamento dos órgãos e glândulas.

A energia Reiki funciona ao passar pela parte afectada do nosso campo energético elevando o nosso nível vibratório dentro e fora do nosso corpo físico, onde pensamentos e emoções estão alojados na forma de “nódulos energéticos” que impedem o fluxo normal de energia vital.

É, no entanto, uma técnica segura, sem efeitos colaterais ou contra-indicações, sendo compatível com qualquer outro tipo de terapia ou tratamento.

É um facto que o método Reiki não substitui a medicina, mas também é verdade que muitas vezes ele faz coisas que a própria medicina não faz.

TUI NA

Tui, significa literalmente empurrar, pressionar.

Ná, significa literalmente tomar, pegar.

Tuiná é uma forma de massagem frequentemente utilizada em conjunto com outras técnicas terapêuticas da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), como a acupunctura, a moxabustão, a fitoterapia e o qigong, etc. O Tuiná emprega técnicas de massagem para estimular os pontos dos meridianos do paciente, visando o equilíbrio do fluxo de energia ao longo destes canais.

A expressão antiga que se refere a massagem é Ànmó.

Àn significa literalmente apertar, pressionar.

Mó significa literalmente friccionar, esfregar.

INDICAÇÕES DO TUINÁ

O Tuiná pode ser usado para tratar várias disfunções, entre as quais lesões dos tecidos moles, assim como diversos tipos de doença de origem ginecológica, neurológica, articular, circulatória, respiratória, para tratar problemas de digestão e eliminação, doenças que afectem os cinco órgãos dos sentidos e, ainda, em casos de recuperação cirúrgica, etc. O Tuiná é especialmente satisfatório para pacientes infantis e idosos.

EFEITOS DO TUINÁ

A função fisiológica anormal do corpo é geralmente divida a doenças causadas por bactérias, vírus, protozoário, ou factores químicos e físicos. Os medicamentos podem ser usados para conter o crescimento das bactérias, ou vírus, ou para os eliminar; mas isso não assegura que a função fisiológica anormal seja naturalmente corrigida. É por isso que a cura é mais demorada quando a doença é tratada somente com medicamentos. Quando o Tuiná é aplicado, a cura virá mais cedo.

ACÇÃO PREVENTIVA DO TUINÁ

O Tuiná pode ser usado não somente para tratar doenças, mas para proteger a saúde e desenvolver o corpo, de forma a que a doença possa ser contida no seu início.
Uma das essências da ciência de prevenção e cura na MTC é a prevenção, primeiro, e o tratamento depois. As teorias da MTC acreditam que o Tuiná age sobre pontos de acupunctura, canais e colaterais de energia ao longo do corpo, regulando o funcionamento dos órgãos internos. Assim, o Tuiná pode desobstruir os canais e colaterais, promovendo a circulação sanguínea e regulando o Yin e o Yang, para que as funções do corpo voltem ao normal.Tuiná tem revelado resultados muito satisfatórios no travar do desenvolvimento de certas patologias nas pessoas de idade mais avançada; no entanto, deve ser aplicado o mais cedo possível, assim beneficiando-se da sua função preventiva.

por Mestre Pedro Coelho e Mestre Carlos César Matos
O TAIJIQUAN é uma arte marcial chinesa, baseada em princípios milenares. No Ocidente é cada vez mais procurada devido aos seus efeitos terapêuticos.

O Taijiquan consiste na execução de movimentos lentos, suaves e encadeados, com o objectivo de aumentar e estimular a circulação de energia (QI) no corpo, harmoniza a mente com resultados no controlo emocional. Esta arte é apreciada pela beleza e pelo modo gracioso com que é praticada.

A harmonia interior que deriva da prática regular advém de técnicas respiratórias e de concentração específicas, executadas durante os movimentos.

O Taijiquan além de relaxante promove uma consciência e coordenação corporal, acompanhada de um aumento da flexibilidade.

O Taijiquan tem um papel fundamental na regulação de todos os sistemas orgânicos, principalmente os musculoesquelético, cardiovascular e nervoso diminuindo estados de stress e ansiedade.


O Taijiquan reforça a importância do equilíbrio natural e da necessidade de viver espiritual e fisicamente de acordo com os padrões da natureza, princípios fundamentais da filosofia Taoísta.

por Mestre Pedro Coelho & Mestre Carlos César Matos

Reflexoterapia

A Reflexoterapia é uma técnica específica de pressão que actua em pontos reflexos precisos dos pés com base na premissa de que as áreas reflexas dos pés correspondem a todas as partes do corpo. Como os pés representam um microcosmo do corpo, todos os órgãos, glândulas e outras partes estão dispostas num arranjo similar ao dos pés.

A pressão é aplicada nas áreas reflexas com os dedos das mãos e usando técnicas específicas, que vão provocar mudanças fisiológicas no corpo na medida em que o próprio potencial de equilibrio do oganismo é estimulado.

Dessa maneira, os pés podem desempenhar um papel importante para se conquistar e manter um estado saudável.

A meta da Reflexologia/Reflexoterapia é o retorno da harmonia. O passo mais importante é reduzir a tensão e induzir o relaxamento. A massagem reflexa é útil no tratamento e prevenção de doenças e eficaz para manter a saúde.

Problemas de saúde podem ser precocemente detectados e o tratamento ministrado como preventivo do desenvolvimento de sintomas mais sérios.







Auriculoterapia




A Auriculoterapia é uma técnica de acupunctura, que usa o pavilhão auricular para efectuar o tratamento de saúde, aproveitando o reflexo que a aurícula exerce sobre o sistema nervoso central.

A sua aplicação actual não se restringe apenas ao tratamento das enfermidades através dos pontos auriculares. Este microsistema também tem-se desenvolvido em relação ao diagnóstico em muitas patologias.

Uma das grandes vantagens deste sistema terapêutico é, além de não interferir com nenhuma outra terapêutica, reduzir os custos para o organismo causados por fármacos que muitas vezes não tratam a razão da enfermidade mas apenas os sintomas. Assim, podem-se obter resultados muito satisfatórios "educando" o organismo para a cura.

Através da auriculoterapia podemos tratar cerca de 200 enfermidades, entre as quais estão:

· Enfermidades de carácter funcional;

· Enfermidades de carácter neurótico e psicótico: cefaleias, neurastenia, insónia, depressão, ansiedade, sintomas neurológicos;

· Enfermidades de carácter estrutural: cervicalgias, dores lombares e das pernas, ciatalgias, dismenorréias, dispepsias, úlceras gástricas e duodenais, gastrite, colescistite, enfermidades cardiovasculares, hipertensão arterial, enfermidades do aparelho urinário, como prostatite, hiperplasia prostática benigna; enfermidades alérgicas; dependências como alcoolismo, drogas, tabagismo, obesidade, tratamento para a beleza e anti-envelhecimento.